
OficCia
Oficina Intensiva na Preparação de Elenco e Seleção de Atores
O ator durante o processo de sua criação artística, deve levar em conta que terá a sua frente seres humanos, que o apreciam, que julgam e até participam deste processo. Não podemos ignorá-los, pois fazem parte orgânica do nosso esforço.
Não se pode “existir em cena", realizar um espetáculo teatral, só pelo prazer do próprio processo da criação. Devemos despender da mais intensa entrega não só pelos triunfos que esta arte nos proporciona, mas pelo dever de nos comunicar com esse espectador.
Por isso, encarar essa profissão com toda a sua seriedade e complexidade, dará a esse atuador a dimensão do seu talento.
O espectador vai ao principalmente, para se divertir. E se sentirá constrangido quando notar que o teatro está tentando catequizá-lo. O teatro não é uma seita. É uma arte. E uma arte nobre.
Assim o teatro deve ENSINAR DIVERTINDO e / ou BRINCANDO.
Sempre que falamos em iniciação dramática temos por base alguns ensinamentos de Constantin Stanislawski.
Também Stanislawski teve ler muito teatro, assistir muito teatro, conhecer muita gente de teatro e ainda assim não ser pressionado por uma determinada idéia. Não se deve doutrinar ninguém através de métodos que existem (e são inúmeros) só porque seus nomes tornaram-se famosos e / ou porque dariam “status” ao conteúdo. Mas a importância de passar por seus ensinamentos é fundamental. Como passaremos também por Eugenio Kusnet, Augusto Boal, Doc Comparato, José Possi Neto... e tantos outros.
Quem me ensinou sabia.
E sabia muito.
Procuro assim, ser fiel ao que aprendi com meus colegas de palco, meus parceiros de cena, meus personagens, meus mestres, com meus alunos e principalmente com meus erros. Todos me ensinaram muito daquilo que sozinho nunca teria descoberto.
O Curso OficCia- Oficina Intensiva na Preparação de Elenco e Seleção de Atores, tem como objetivo disponibilizar esse vasto repertório prá que todos que dela participarem encontrem uma base sólida numa carreira que pode estar começando agora.
Aproveitem! Ousem e divirtam-se!!!
Joel Garcia
Ministrante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui esta postagem.